http://olivettiverde.wordpress.com/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows


O mundo atual chega e as coisas antigas vão ficando para trás. É o que ocorreu com igrejas e templos na Holanda, que se transformaram em pubs, cafés, livrarias e até casas de shows.

Essa transformação ocorreu porque as instituições religiosas não têm mais recursos para manter as construções e elas ficam cada vez mais vazias por lá. Afinal, a última pesquisa realizada no país indica que 44% da população são de ateus. Enquanto os católicos ocupam 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4% da população.

Vale lembrar também que nem todos os crentes, que ainda são maioria no país, não costumam frequentar igrejas, templos ou locais de culto para praticar seus respectivos dogmas, ao contrário do que acontece em outros países como a Índia, por exemplo.

Alguns desses locais ficaram realmente bonitos, como a livraria Selexyz, que foi construída na igreja de Maastricht. Além disso, uma igreja do século 19 de Amsterdã virou uma casa de shows de rock, pop e sons internacionais, o Paradiso, que conta até com atrações brasileiras, como o Seu Jorge.

Dá só uma olhada:










Minha opinião:
A ideia é fantástica! Tem que ser muito criativo para aproveitar da a arquitetura das igrejas (especialmente as antigas) que são deslumbrantes e transformar em livrarias e cafés! Eu me apaixonei pela ideia, mesmo discordando, acho que vocês tem que admitir que ficou muito charmoso.

Porém, infelizmente eu duvido muito que isso aconteceria aqui no Brasil por culpa do fanatismo. Provavelmente diriam que é coisa do demônio, que estão “atacando” a igreja, que é desrespeito... e blá blá blá.

É certo que se fizessem isso com apenas uma igreja daqui, fariam um escândalo tão grande que a maioria das pessoas (cristãs) não entrariam na livraria/café/boate com medo de ir pro inferno.
Acho lamentável...

Voltando à Holanda: Quem teve essa ideia é um ser humano muito criativo e merece os parabéns.

~lembrando que não tive a intenção de criar uma discussão ateus x cristãos. Vocês tem o direito de concordar e discordar de mim sem necessariamente estar ofendendo ninguém. Beijinhos.
 
Fonte







6 comentários :

  1. Olá Thais

    Excelente postagem, sempre bom ficarmos informados sobre os livros e as livrarias pelo mundo. Tb achei a ideia muito boa. Longe de entrar em discussão sobre religião, apenas acho que qto mais cultura melhor.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a ideia, mas isso não acontece no Brasil por que além das poucas igrejas com esse tipo de arquitetura que restaram são consideradas "patrimônio histórico" e ainda lotam como o caso de uma em Minas (se não me engano) que os casamentos são marcados para até cinco anos de distancia só para usar esse espaço.
    Mas como na Europa eles contam com várias igrejas deste porte e teve uma forte influência protestante, foi uma ótima ideia aproveitar esse espaço.Pelo menos eu gostaria de ir à uma livraria num lugar desses *-*

    Mayara

    http://palavrasfrasesepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu fico imaginando o que o Marco Feliciano não iria fazer se quisessem fazer isso com uma de nossas igrejas...

    ResponderExcluir
  5. Oie, vim visitar e seguindo.
    Gostei do post, igreja linda demais e ainda com livro perfeito!
    Bem, sou cristã e C. CERTEZA entraria na igreja, afinal amo ler e livros ou seja se fizer isso aqui no Brasil, pouco provável, os que amam ler irão gostar!
    Mas, certo terá falatório por parte de outros!
    Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir